< News & Press"Olhares Cruzados / Identidades Diversas"

01/07/2016

"Olhares Cruzados / Identidades Diversas"

Artists: Ana Mata, Brígida Mendes, Catarina Osório de Castro, José Miguel Gervásio, José António Quintanilha, Marco Moreira, Nuno Gonçalves, Pollyanna Freire, Nuno Gil, Pedro Calhau, Rui Algarvio, Tito Mouraz, Vasco Futscher, Vasco Monteiro.

OLHARES CRUZADOS / IDENTIDADES DIVERSAS
MÓDULO - CENTRO DIFUSOR DE ARTE
​01 JUL - 31 JUL - 2017
​LISBOA

Olhares Cruzados / Identidades Diversas reune 14 artistas de entre alguns já familiares no Módulo a que se somam três que iniciam agora uma colaboração com a galeria. O Módulo inaugura pela ocasião um pequeno espaço virado ao exterior e que completa a fachada do prédio onde está inserido. Espaço este que vai dar maior visibilidade exterior à galeria, como constituirá um pequeno espaço complementar ao principal e/ou um espaço de projecto para novos artistas.
As diferentes propostas mostradas nesta exposição distribuem-se pela pintura, desenho, instalação, fotografia e cerâmica.

Catorze artistas que vão por certo interessá-lo e diria mesmo surpreendê-lo como aconteceu com alguns visitantes do Arco que passaram pela galeria nessa altura e actualizaram a informação anterior sobre obras de artistas mais recentes. 
Na pintura será exposta uma tela muito recente e inédita de Ana Mata, que continua a linguagem pictórica iniciada na sua última individual, agora mais um passo na valorização da questão lumínica na pintura; Pedro Calhau apresenta um conjunto de guaches reveladores de uma tendência mais  abstractizante quando comparados com o trabalho anterior; Rui Algarvio, depois da sua recente individual na galeria, mostra um grupo de pinturas que afirmam o diálogo que este pintor tem mantido com a paisagem e a prática pictórica; Nuno Gil expõe um trabalho em papel de dimensões maiores que o habitual, composto por colagens fixadas por agrafes a que o artista já nos habituou; José Miguel Gervásio levanta aqui a ponta do véu do seu trabalho figurativo em pintura, que se iniciou com os papéis já mostrados; Vasco Monteiro expõe um grupo de papéis que complementam as pinturas a óleo recentemente mostradas; Nuno Gonçalves é um ainda muito jovem artista que acabou de se juntar ao “stable” da galeria e que, embora quase desconhecido do meio, despertou um interesse considerável junto de alguns coleccionadores nacionais e estrangeiros.
Na fotografia, dois nomes já conhecidos dos habituais frequentadores do Módulo, que são os casos de Brígida Mendes e Tito Mouraz. Na  ocasião será apresentado a publicação Casa das Sete Senhoras, edição que reporta ao portfólio mais recente do fotógrafo e que na mesma altura está exposto em Arles. Dois nomes  novos juntam-se a estes, Catarina Osório de Castro e José António Quintanilha.
Marco Moreira, que já nos habituou aos lápis Viarco e à grafite , apresenta agora algumas pequenas esculturas e um grupo de desenhos neste último material.
Pollyanna Freire apresenta algumas esculturas na linha das que estiveram no Prémio Jovens Artistas EDP.
A cerâmica que tem sido um material explorado por muitos artistas recentes, também no caso de Vasco Futscher, que regressa com um conjunto de novas esculturas valorizando a plasticidade do material e introduzindo agora algum humor.

+info:Critica na Revista Sábado por Carlos Vidal