< News & PressIn Black & White

01/03/2018

In Black & White

The PLMJ Foundation and Sociedade Nacional de Belas Artes are pleased to invite you to the opening of the exhibition In Black & White - From the PLMJ Foundation Collection, which will take place on Thursday, 1 March, at 6.30pm.

 A Fundação PLMJ apresenta a exposição “A Preto & Branco na Colecção da Fundação PLMJ” no próximo dia 1 de março, na Sociedade Nacional de Belas Artes, a partir das 18h30. A decorrer até dia 29 de março, esta exposição dará continuidade à edição do livro publicado no último ano por PLMJ, com o mesmo título, para celebrar os 50 anos da sociedade de advogados. 

Organizada em parceria com a Sociedade Nacional de Belas Artes, a exposição “A Preto & Branco na Colecção da Fundação PLMJ” apresenta um número significativo de aquisições recentes de obras e artistas da lusofonia, cruzando gerações e quadrantes geográficos diversos, na continuidade da estratégia da Fundação PLMJ para a sua coleção de arte contemporânea. A exposição integra várias décadas da produção artística nacional e dos países de língua portuguesa, refletindo a importância que o desenho, a produção fotográfica e o vídeo têm constituído na prática artística e documental.

No total, serão 41 artistas representados na exposição “A Preto & Branco na Colecção da Fundação PLMJ”:

Albano da Silva Pereira, Ana Telhado, Andreia Inocêncio, André Cepeda, André Romão, António Júlio Duarte, António Pedro Ferreira, António Sena da Silva, Augusto Brázio, Brígida Mendes, Bruno Sequeira, Carlos Guarita, Dalila Gonçalves, Daniel Barroca, Daniel Blaufuks, David Infante, Domingos Rego, Eurico Lino do Vale, Gérard Castello-Lopes, Graça Sarsfield, Inês Gonçalves, João Nora, João Penalva, Jorge Molder, José António Quintanilha, José Cabral, José Chambel, José Pedro Cortes, Julião Sarmento, Mafalda Marques Correia, Moira Forjaz, Noé Sendas, Paulo Catrica, Paulo Pascoal, Pedro Baptista, Rui Toscano, Susana Gaudêncio, Tito Mouraz, Valter Vinagre, Vasco Araújo, Vasco Barata

 

Luís Sáragga Leal, Presidente do Conselho de Administração da Fundação PLMJ, refere: « A Fundação PLMJ tem o maior gosto em apresentar a exposição “A Preto & Branco na Colecção da Fundação PLMJ” que terá lugar num espaço tão emblemático quanto o Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes, no âmbito de uma parceria que vigora há vários anos. A exposição apresentará obras de Artistas portugueses e dos países lusófonos, realizadas em vários suportes tendo como denominador comum o preto e branco, com particular relevo para a fotografia. As obras apresentadas cobrem um leque temporal alargado desde o pós guerra até à actualidade, e incluem inúmeras recentes aquisições ainda inéditas. A Fundação PLMJ continua assim a prosseguir a sua política de divulgação as artes plásticas no âmbito da Lusofonia como instrumento para o reforço dos laços culturais entre países unidos por uma língua comum.».

Já João Silvério, curador do espólio da Fundação PLMJ, considera que «esta é a oportunidade de apresentar o olhar muito próprio que está na génese da Fundação PLMJ, e logo na mais bela sala de uma das emblemáticas instituições de arte e cultura do país. Será, assim, com todo o prazer que apresentaremos in loco ao público interessado algumas das magnificas obras de artistas lusófonos que incluímos no nosso livro “A Preto e Branco”, sem distinções entre os renomados e aqueles que, mais novos e menos mediáticos, não diferem quanto à enorme qualidade plástica que apresentam. O formato a preto e branco tem uma beleza intrínseca que sensibiliza e comove. O trabalho de sombras, luzes, a expressividade e a mensagem que é transmitida merecerão, por certo, especial dedicação por parte de todos aqueles que terão o privilégio de visitar o Salão Nobre da Sociedade Nacional de Belas Artes ao longo do mês de março».

A Fundação PLMJ publicará ainda, por ocasião da exposição, um catálogo com reproduções das obras dos artistas e um texto de João Silvério com apresentação de Luís Sáragga Leal.